Anewstip – Aproximação com Jornalistas

O jornalismo actual transpõe fronteiras. A profissão que anteriormente se executava em plataformas de mass media, hoje transita para o facebook ou o twitter, dinamizando conteúdos e apresentando factos e tópicos de interesse geral em redes de social media.

Enquanto Relações Públicas, a revisão da actividade jornalística sobre o meu sector implica um cuidado reforçado – porém esta monitorização mediática tornou-se cada vez mais fácil com o desenvolvimento tecnológico. Daí surge a Anewstip.

logo-5

A Anewstip baseia-se numa ferramenta de pesquisa de jornalistas com base nos seus conteúdos publicados em plataformas de social media como o Twitter. Na verdade, facilita a sua monitorização e permite uma aproximação pontual com diferentes membros de órgãos de comunicação social. Assim, dá a empresários e, em especial, profissionais de Relações Públicas a possibilidade de entrar em contacto com pessoas influentes no mundo dos media. Personalidades relevantes deste sector.

A Anewstip foi fundada em 2014 e teve como principal objectivo quebrar as fronteiras entre o mundo das empresas e a sua estrutura mediática, tornando a gestão da relação entre estes dois pólos cada vez mais acessível.

Funcionando como uma base de dados global, com esta ferramenta é possível pesquisar contactos relevantes do mundo dos media, bem como monitorizar tweets e artigos noticiosos sobre a nossa empresa e sobre restantes empresas do mercado – nesta medida, o controlo daquilo que é falado sobre cada empresa do nosso mercado permite-nos enquadrar acções com reduzido valor de incerteza, bem como a informação aqui contida ajudará no processo de tomada de decisão posterior.

Por outro lado, esta ferramenta permite a organização de listas mediáticas, preenchidas por diferentes perfis de jornalistas e entidades mediáticas que são relevantes para a nossa organização. Em função destas listas é possível entregar mensagens chave para estas mesmas personalidades. Por ultimo, é permite-nos receber respostas reais destas mesmas entidades.

home page

A criação de uma conta nesta plataforma requer apenas 30 segundos, tratando-se de uma ferramenta bastante userfriendly e de fácil utilização. Tudo começa com a introdução de uma keyword nesta interface bastante straightforward.

A pesquisa executa-se através de uma search bar, localizada na página inicial. Aqui é possível realizar a pesquisa através de diferentes categorias – mediante a colocação de palavras chave na barra de pesquisa, os resultados poderão ser relacionados a tweets publicados por jornalistas ou outras entidades noticiosas, artigos jornalísticos, perfis de jornalistas ou perfis de pessoas fora deste ramo empresarial, mas que tenham relação com o termo ou palavra chave introduzida na barra (como por exemplo o nome da nossa empresa, marca, nome de produto, nome do nossa concorrência, etc.). A Anewstip não faz mais do que reunir todos os resultados de tweets que mencionam a palavra ou frase pesquisadas.

De certo, em função de um termo de pesquisa é possível direccionar para jornalistas específicos, bem como ajuda a nossa percepção sobre o tipo de abordagem de opinião de cada jornalista.

home page 2

A pesquisa tem também uma opção de pesquisa avançada, que permite a introdução de filtros de pesquisa para a uma melhor optimização de resultados. Um dos filtros mais usados, de forma a reduzir e especificar o número de resultados é a filtragem por hashtag ou geolocalização da publicação (que ajuda na localização de jornalistas locais). O raio de localização pode ser definido pelo utilizador (representado pelo circulo azul). Esta funcionalidade de filtragem ajuda os profissionais de Relações Públicas pois ajuda na definição e aproximação com stakeholders específicos. Por outro lado, permite definir um raio temporal, para a monitorização de opinião de determinado jornalista ou entidade ao longo do tempo.

Geolocation

Mediante a pesquisa da marca/empresa Uber, obteve-se o seguinte resultado:

pesquisa

pesquisa 2

O resultado é o surgimento de um conjunto de perfis de jornalistas e outlets que, ao longo da sua actividade no twitter, enunciaram a palavra “uber” nas suas publicações. Dentro das pesquisas “tweets”, é possível filtrar resultados em função da data de publicação de diferentes posts e o tipo de linguagem e idioma utilizados no post, bem como diferenciar resultados entre jornalistas e outlets, ou através do tópico no qual o jornalista se insere.

O Círculo Vermelho que está agregado à imagem de perfil do jornalista indica o score de influência mediática, que se enquadra entre os 0/100, sendo possível hierarquizar os resultados em função desse mesmo score.
jornalista

Ao pesquisar um certo nome ou personalidade (Travis Kalanick – fundador da Uber), dentro da categoria de resultados de artigos noticiosos, surgem resultados de artigos onde jornalistas escreveram sobre a keyword que fora anteriormente colocada na barra de pesquisa.

Para além dos diferentes resultados de pesquisa, esta ferramenta disponibiliza igualmente os dados pessoais de cada jornalista ou entidade mediática (username Twitter, contacto telefónico e email profissional, bem como um resumo ou descrição pessoal) – embora estes dados se encontrem apenas disponiveis a clientes pro da aplicação.

Caso o jornalista seja importante para a nossa organização, a Anewstip permite criar alertas ou notificações de emergência, bem como definir a sua frequência. Assim, tem como objectivo enviar um email para a nossa própria conta assim que o jornalista ou entidade mencione algo relacionado com a palavra chave escolhida para a notificação de alerta (algo sobre a minha empresa ou sobre o meu sector de actividade), seja um tweet ou um artigo. Deste modo, enquanto Relações Públicas, esta funcionalidade permite-nos criar uma resposta antecipada e cuidada, sendo também possível monitorizar os quadros dos media sobre aquilo que publicam sobre a minha entidade e analisar todo o output jornalístico.

alertas

email

Outra grande funcionalidade é a possibilidade de categorização de jornalistas de acordo com diferentes listas – aqui se consegue agregar determinado jornalista a determinada pasta, permitindo uma melhor organização mediática de acordo com o tema ou keyword.
adicionar jornalistas

categorizado

Já dentro da própria lista, permite-nos, enquanto profissionais de Relações Públicas, controlar toda a actividade destas entidades no twitter. As listas que são criadas contêm um número associado de membros, onde podem ser exportadas para a base de dados da organização ou impressas em formato de papel, bem como nos permite subscrever listas já criadas e partilhadas por outras entidades ou organizações (listas públicas). Dentro da organização, as listas são passiveis de serem partilhadas entre departamentos (Team Lists).

listas

Outra grande vantagem da composição de listas mediáticas é o facto de estas ajudarem no envio de Pitches para os jornalistas que estão inseridos em determinada categoria. Assim permite o envio de histórias relevantes para diferentes media.

pitchpitch 2

pitch 3

Não só a ferramenta permite o envio de pitches para várias entidades, bem como nos concede a monitorização do histórico anterior e se o pitch foi aberto (ou não) pelo jornalista (open rate), por quem e onde.

percentagemresultados

Em suma, o Anewstip é uma ferramenta extremamente útil para a gestão de relação com diferentes órgãos mediáticos, bem como nos oferece as ferramentas necessárias para a correcta utilização dos media para diferentes objectivos de comunicação dentro da actividade das Relações Públicas. Assim, o controlo dos media está apenas “one click away

conclusao

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s