Como futuro profissional de Relações Públicas, o mundo da programação é uma realidade um pouco incomum. Porém essa vertente poderá ser simplificada com certas ferramentas de programação que não requerem, necessariamente, a própria linguagem de programação (HTML) e toda a codificação que envolve a construção de uma página web. Uma dessas ferramentas é o Proto.io, que se baseia numa aplicação de prototipagem, de criação de apps em diferentes sistemas operativos mobile.

Aqui, o utilizador conseguirá construir a sua própria aplicação e experimentá-la no seu próprio smartphone ou tablet, construindo-a recorrendo a designs interactivos, animar funcionalidades e items da própria aplicação, como icons, imagens e texto. O objectivo deste post não é apenas apresentar a ferramenta, mas também analisar o website, local onde ocorre grande parte do apoio ao cliente e discussão entre um leque diversificado de profissionais.
protoio_logoO Proto.io oferece um grande conjunto de funcionalidades, que ajudam o utilizador a tirar o máximo proveito da aplicação e da própria experiência de programador. O começo desta experiência inicia recorrendo ao website da aplicação.

Para aceder ao website é bastante simples. O URL da página (proto.io) é extremamente simples, único e intuitivo. Ao aceder à página o objectivo da aplicação é bastante evidente, bem como é apresentado o objectivo central sobre que produto ou serviços nos estamos a deparar e que tipo de funcionalidades e categorias o site tem que sejam relevantes para a consulta por parte do consumidor: a evidencia do objectivo da página mostra-se pela frase na home page:

Create fully-interactive high-fidelity prototypes that look and work exactly like your app should. No coding required“.

This slideshow requires JavaScript.

Deste modo é-nos sabido de que se trata a aplicação com que nos deparamos. Ao aceder ao website, a barra de navegação e todas as categorias de pesquisa encontram-se numa barra situada no topo da página. Por outro lado, os contactos da entidade, links de social media (Facebook e Twitter) e toda a informação legal, como press kits, termos e condições, política de privacidade, copyright, bem como a descrição de toda a estrutura interna da entidade e do próprio conceito da aplicação encontram-se no rodapé da mesma.

oportunidades tour

Uma vez que a aplicação requer a sua utilização mediante a criação de uma conta, é realçada essa informação com um pequeno formulário de criação de conta, bem como é oferecido ao utilizador uma tour pelas funcionalidades da própria aplicação, que ao mesmo tempo mostram de que forma a proto consegue ajudar no trabalho de diferentes profissionais que utilizam a área do digital como core business ou parte integrante do dia-a-dia da sua organização.

pessoas.PNG

A eficaz organização da página leva-nos, enquanto utilizadores, a querer perceber mais sobre a aplicação em si e sobre as capacidades que nos são entregues na área de programação de mobile, algo que anteriormente só era possível nas mãos de um programador ou perito em linguagem de código – no website é publicado um conjunto de recomendações e descrições de experiência de alguns dos clientes da própria aplicação, como a Dell e a BBC, que atribuem credibilidade e objectividade à organização e ao serviço que apresentam no mercado.

Outras importantes ferramentas para a criação de uma comunidade à volta da aplicação e dos projectos criados são redes como o dribbble ou o proto.io spaces, sendo estes espaços onde diversos utilizadores publicam os seus projectos criados na aplicação e que podem ser comentados e descarregados para smartphones pela restante comunidade.

dribblespaces

Em adição, o Blog da própria entidade faz da página um local onde o utilizador quer conhecer um pouco mais das possibilidades de criação criativa de aplicações e jogos mobile. Os conteudos são actualizados regularmente, sendo estes produzidos desde profissionais na área de audiovisual e multimédia a utilizadores comuns.

blog.PNG

Para além dos posts publicados no blog da entidade, a Proto actualiza os seus consumidores sobre novas funcionalidades na aplicação (associação com outras aplicações como Photoshop e Dropbox, por exemplo). Posto isto, mostra que a Proto caracteriza-se pelo seu dinamismo e procura melhorar a experiência do seu consumidor através da actualização da versão do sistema aplicativo.

Do ponto de vista do Design da própria página, caracteriza-se pela sua utilidade simplista e disposição clean dos próprios conteudos e toda a categorização de temas ao longo do website: sendo o core business da empresa o design de programação, o layout da própria página segue uma ordem moderna e adequada. O tipo de conteúdos publicados sejam no blog ou nas próprias categorias do website do Proto é factual e procura auxiliar ao máximo o consumidor. Embora o site apenas se encontre disponível em língua inglesa, o tipo de linguagem empregue nos conteudos são de cariz compreensível, uma vez que se nega a utilização de terminologia rigorosa e que seja demasiado direccionada para um target de públicos, conhecedor dos termos específicos.

Do ponto de vista da compatibilidade da página, esta é adaptável de acordo com o tipo de ecrã e meio de visualização de conteúdos (tablet, PC ou MAC e Smartphone), bem como é passível de ser compatível com qualquer web browser. Analisando a disposição de conteudos, os links e categorias de navegação encontram-se sempre visíveis independentemente do scroll que fazemos ao longo da página; para voltar à webpage basta um clique no canto superior esquerdo, onde o logótipo da entidade remete para esta.

No que diz respeito à funcionalidade e continuação do contacto, é possível denotar que a página oferece grande utilidade quanto ao auxilio prestado a dúvidas que surgem por parte dos consumidores. Tratando-se de uma aplicação com um grande conjunto de funcionalidades, a página detêm de FAQ’s sobre a aplicação, bem como existe um conjunto de Demos que são disponibilizados para os utilizadores de forma a que estes se integrem melhor no manuseamento da própria aplicação.

Para aperfeiçoar as aptidões de programação de apps, ou meramente retirar potenciais dúvidas e questões que podem decorrer, o Proto oferece um conjunto diversificado de vídeos e documentação sobre como utilizar da melhor forma a aplicação e dominar as suas respectivas funcionalidades. Para  a colocação de dúvidas sobre a sua utilização, a Proto dispõe de fóruns de discussão  entre a comunidade e webinars.

contacto.PNG

Para o envio de sugestões ou dúvidas mais complexas, é possível recorrer ao contacto com a própria equipa da entidade. O envio de um email requer o preenchimento de um formulário – desta forma, permite interacção entre quem tem a página e que acede à mesma. Para além de servir como tutorial da própria aplicação, o Proto possui um espaço na página destinado a ofertas de emprego, onde são apresentados as open positions que estão a decorrer, desde funções de UI – User Interface a designer ou meramente gestão e produção de conteúdos nas plataformas de Social Media.

This slideshow requires JavaScript.

Em suma, o que faz do Proto.io um bom website é o facto de este estar de acordo com o manual de normas gráficas da entidade, contendo coerência na utilização do tipo de fonte, cores e todo o layout da página corresponde a uma mesma linha de código de programação. Os conteúdos que são apresentados nas diferentes páginas do website não são excessivos, mantendo a linha de simplicidade e acessibilidade a qualquer utilizador, conhecedor ou não do mundo da programação, que caracteriza alguns dos principais objectivos da aplicação e toda a disposição do seu website.

A associação para canais de social media permite igualmente expandir a comunidade de utilizadores, onde os posts lá publicados procuram interagir a marca à sua própria envolvente externa, onde a Proto.io procura ajudar o seu consumidor com dicas úteis para que este seja o mais eficaz, eficiente e conhecedor da plataforma que tem em mãos e das funcionalidades que estão associadas – para este processo também contribui o tipo de clareza de informação como a organização do próprio menu de navegação, que em demos e nos tutoriais da página explica de forma simples e objectiva todos os passos para resolver determinados parâmetros em torno da construção de uma aplicação mobile.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s